SOBRE SERTÃOZINHO
Sua história começou na primeira metade do século XIX, sua emancipação proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, sendo sua instalação em 01 de janeiro de 1997. Situado na microrregião de Guarabira (a 17 Km) e fica a 120 km da capital João Pessoa. Na época da colonização, o Município estava diretamente voltado para a família Costa, possuidora de vasta propriedade, onde existia grande plantação de algodão, e que beneficiava as pessoas do povoado. Depois apareceu uma fábrica, onde, ao seu redor, começava a construção de muitas casas com a finalidade de abrigar muitos operários. Daí, futuramente formava-se um núcleo populacional de considerável potencial. Logo, o lugar passou a progredir, chegando a ofuscar o movimento da Serra da Raiz, que se destacou como líder da região. Sertãozinho tem o privilégio de ficar situada numa região centralizada entre os municípios Pirpirituba, Belém, Serra da Raiz, Duas Estradas e Araçagi. No município está situado também o incubatório da Empresa Guaraves. Aqui foi onde nasceu o primeiro pinto paraibano da Guaraves. Clima: Tropical chuvoso com verão seco Temperatura Média: 30º C Localização: Agreste Paraibano Limites: Belém (10km), Pirpirituba (7,5km), Araçagi (13km), Duas Estradas 4km) e Serra da Raiz (5,5km).
Acesso Rodoviário: O município é cortado pela BR 083 que liga João Pirpirituba a Jacaráu,
o que facilita o deslocamento da população tanto para capital quanto para o Estado do Rio
Grande do Norte.
Distância da Capital: 120 km
Principais Pontos Turísticos: Estação Ferroviária
Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
SERTÃOZINHO
Município de Sertãozinho, PB
Linha Norte – km 266 (1960) PB-3703
Inauguração: 01.01.1904
Uso atual: n/d com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
Histórico da Linha: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western
do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta
linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde DEu, incorporada à GW em 1901, onde sua
linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do
Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar
estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio
a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do
Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à
RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob
o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
A Estação: A estação de Sertãozinho foi inaugurada em 1904. Era na época uma pequena
povoação à margem da linha férrea Guarabira-Nova Cruz. A cidade foi fundada pela ferrovia.
Existe ali uma capela do Coração de Jesus, cuja imagem foi oferta da esposa do engenheiro
Bochum, que trabalhou na construção da ferrovia. A estação foi oficialmente desativada em
9/7/1979 pela RFFSA. Não sei o atual estado da estação. (Fontes: Jônatas Rodrigues,
05/2006; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).