Autor: Assessoria Prefeitura Sertãozinho

SECRETARIA DE SAÚDE: REALIZA PALESTRA SOBRE A HANSENÍASE

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a equipe da Estratégia de Saúde da família I do município de Sertãozinho, realizou na manhã do dia (24) de janeiro, uma palestra para os (as) usuários (as) da Unidade Básica de Saúde (UBS), sobre a Hanseníase. O “Janeiro Roxo” é um mês para ser feito a […]

25/01/2019 9h47 Atualizado há 2 anos atrás

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a equipe da Estratégia de Saúde da família I do município de Sertãozinho, realizou na manhã do dia (24) de janeiro, uma palestra para os (as) usuários (as) da Unidade Básica de Saúde (UBS), sobre a Hanseníase.

O “Janeiro Roxo” é um mês para ser feito a conscientização de todos (as) em relação a Hanseníase.

A seguir algumas informações sobre a Hanseníase:

O que é hanseníase?

É uma doença infecciosa e contagiosa, que  causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular. 

De onde vem a doença?

A hanseníase não é hereditária. É causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala).

Como é feito o diagnóstico da hanseníase?

O diagnóstico precisa ser feito o quanto antes. A doença pode ser diagnosticada em uma consulta médica em consultório ou ambulatório. O médico analisa lesões na pele com manchas (partes da pele podem não ter sensibilidade) e alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos). O serviço público de saúde em todo o Brasil oferece gratuitamente o tratamento. Importante: todas as pessoas que convivem ou conviveram com o paciente de hanseníase devem ser examinadas.

Hanseníase tem cura?

Sim, a hanseníase tem cura. Quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações. O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola.

Como são feitos os exames?

Em muitos casos, os médicos dos serviços públicos de saúde especializados em hanseníase podem diagnosticar a doença apenas no exame clínico. Pacientes de hanseníase fazem exame dermatológico e exame neurológico.

Como é o tratamento?

O tratamento da hanseníase é simples. Em qualquer estágio da doença, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos para ingestão via oral – os medicamentos destroem os bacilos. O tratamento leva de 6 meses a 1 ano. Se seguir o tratamento cuidadosamente, o paciente recebe alta por cura.” (fonte: http://www.sbhansenologia.org.br/campanha/janeiro-roxo)

“Juntos Construindo Uma Nova História”


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support