2ª CAMINHADA EM COMEMORAÇÃO AO DIA “21 DE SETEMBRO DIA MUNICIPAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, S. Saúde e S. Ação Social e Cidadania, realizou na data de ontem (24), a 2ª Caminhada em comemoração ao dia “21 de setembro Dia municipal de luta da Pessoa Com Deficiência”, de acordo com a LEI 309/2017 de autoria da Pedagoga e Vereadora/Presidente da Câmara Glaucione Gomes de Sena, tendo sido sancionada pelo Prefeito José de Sousa Machado.

O evento contou com a presença do Secretário de Governo Josenildo Francisco, Vereadora Glaucione Gomes de Sena, Secretária de Educação e Cultura Lourdes Farias, Secretária de Ação Social e Cidadania Karolina Vasconcelos, Secretária de Saúde Frascinete Pontes, além dos discentes e docentes das escolas do município de Sertãozinho.

A seguir algumas informações sobre: “21 de setembro – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”
“No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.
A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.” (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-dos-deficientes-fisicos.htm).

“Juntos Construindo Uma Nova História”

COMPARTILHAR