SECRETARIA DE SAÚDE: REALIZA PALESTRA SOBRE O “SETEMBRO AMARELO”

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sertãozinho, realizou ontem (30), a partir das 19h00min, em praça pública evento sobre o “Setembro Amarelo”. O Psicólogo do NASF Levi Ramos, realizou uma palestra sobre o “Setembro Amarelo, de acordo com o mesmo em sua rede social: “Fechamos o Setembro Amarelo nas atividades no NASF com um bom diálogo com a população de Sertãozinho/PB. Acredito que atingimos nosso objetivo na prevenção ao suicídio, tema ainda tabu em nossa sociedade. A Psicologia tem um papel fundamental na mudança desse contexto.”

Contamos também com uma peça teatral a respeito do tema, realizado por José Luís Sobrinho, artista da nossa terra, no decorrer da noite foi realizado o sorteio de brindes, lanches e entregas de lembrancinhas. Estiveram abrilhantando o evento além do Prefeito José de Sousa Machado (Antonio de Eloi), Presidente da Câmara Rony Vieira, Vereador Wanderley Pereira, Secretária de Saúde Frascinete Pontes, Secretário de Governo Josenildo Francisco, Secretário de Administração Davi Alécio, sociedade civil, equipe técnica, agentes de saúde, enfermeiras, diretoras, dentista, auxiliar de saúde bucal, médica, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, ACSs da Secretaria de Saúde, professores (as), alunos (as) das escolas.

A seguir algumas informações sobre o tema proposto pela palestra:

“O que é o Setembro amarelo?

Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.
Falar sobre suicídio é importante. É uma questão de saúde pública e é extremamente necessário.” (FONTE: https://minutosaudavel.com.br/setembro-amarelo/ )

“Juntos Construindo Uma Nova História”

COMPARTILHAR